Google Docs

O Google Docs é um processador de texto online, acessível através de um navegador web. Esta ferramenta permite criar, editar e colaborar em documentos online, armazenar arquivos em nuvem e partilhá-los com outras pessoas em tempo real. É uma alternativa gratuita ao Microsoft Word e oferece recursos como formatação de texto, tabelas, imagens, gráficos, comentários entre outros. 

O Google Docs também tem recursos de integração com outras ferramentas, como o Google Drive e o Google Agenda. Outra característica interessante é a possibilidade de instalação de extensões para adicionar recursos adicionais ao aplicativo.

https://www.google.com/docs/about/

Projeto FCL: repensar o espaço de aprendizagem

Criado pela European Schoolnet (EUN), em janeiro de 2012 em Bruxelas, o Future Classroom Lab (FCL) é um ambiente de aprendizagem inspirador que desafia os visitantes a repensar o papel da pedagogia, da tecnologia e o design das salas de aula.

O espaço aberto do FCL inclui tecnologia e mobiliário flexível que permite uma fácil reconfiguração (das zonas individuais e do espaço global), para melhor se adaptar às atividades de aprendizagem que se pretendem dinamizar. Está organizado em 6 zonas de aprendizagem e cada zona de aprendizagem representa um conceito pedagógico. A tecnologia e o design ajudam a potenciar uma pedagogia em que o aluno é o centro do processo, assumindo um papel ativo (Attewell, 2019; EUN, 2021):

  • Criar: Os alunos são encorajados a planear, conceber e produzir o seu próprio trabalho.
  • Interagir: A aprendizagem implica o envolvimento ativo tanto dos professores como dos alunos.
  • Apresentar: A apresentação do trabalho dos alunos é importante para aprenderem a comunicar, a interagir com um público mais vasto e a desenvolver competências para dar e receber feedback.
  • Investigar: Os alunos são encorajados a serem participantes ativos e a descobrirem por sua iniciativa.
  • Partilhar: Há momentos de trabalho de equipa e de colaboração a pares, durante fases de investigação, criação e apresentação.
  • Desenvolver: Um espaço para ensino informal e autorreflexão. Os alunos podem realizar o trabalho escolar de forma independente, no seu próprio ritmo, mas também podem aprender informalmente enquanto se concentram nos seus próprios interesses (por exemplo, na biblioteca da escola, num clube, em casa, em outros locais).

Brochura informativa em inglês PDF

https://fcl.eun.org/web/guest

Google Sheets

O Google Sheets é uma aplicação de folhas de cálculo online que lhe permite criar e formatar folhas de cálculo e trabalhar com outras pessoas. É uma alternativa gratuita ao Microsoft Excel e pode ser utilizada online ou offline.

As folhas de cálculo que vão sendo criadas são guardadas na Google Drive, permitindo ao utilizador criar e editar documentos compatíveis com Excel e colaborar em tempo real com outras pessoas.

O Google Sheets oferece os recursos básicos de qualquer folha de cálculo como fórmulas e funções, gráficos e tabelas dinâmicas e permite integrações com outras ferramentas da Google, como o Google Forms. A aplicação armazena os seus dados em nuvem na Google Drive

https://www.google.com/sheets/about/

ChatGPT

O Chat GPT é um algoritmo de inteligência artificial que utiliza redes neurais e machine learning para gerar diálogos virtuais. Foi criado com o objetivo de simular conversas humanas e pode ser utilizado em diversas aplicações, como chatbots de atendimento ao cliente, assistentes virtuais, pesquisas educativas entre outras. O algoritmo é capaz de aprender a partir de grandes volumes de dados e, assim, melhorar as suas respostas ao longo do tempo.

https://chat.openai.com/chat

Tutorial 1

Tutorial 2

Tutorial 3

Google Slides

O Google Slides é uma aplicação de apresentações online que permite criar e formatar apresentações e trabalhar com outras pessoas em simultâneo. Este aspeto é fundamental para realização de trabalho colaborativo online (síncrono ou assíncrono). Funciona de forma semelhante ao PowerPoint, só que em nuvem, onde todas as alterações que fizer ao seu trabalho serão automaticamente gravadas.

Esta aplicação oferece a possibilidade de editar um modelo previamente criado ou gerar um novo documento a partir de uma tela em branco. É uma ferramenta gratuita para utilizadores com uma conta gmail.

https://docs.google.com/presentation/

Tutorial 1

Tutorial 2

Tutorial 3

Design Thinking no contexto educativo

O Design Thinking é uma estratégia criada para a resolução de problemas de forma criativa e colaborativa, recorrendo à utilização de métodos e ferramentas de design. Esta estratégia concretiza-se reunindo um conjunto de profissionais com o objetivo de resolver problemas complexos através de uma abordagem centrada nas pessoas.

Na educação, esta abordagem pode obter resultados positivos quando as equipas educativas se organizam em torno de um objetivo comum, realmente assumido por todos: entender e atender às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Esta abordagem envolve um processo interativo desenvolvido em quatro etapas: empatia, definição, ideação e prototipagem/teste. A primeira etapa, empatia, envolve o conhecimento aprofundado do aluno, das suas necessidades e dificuldades. A segunda etapa, definição, envolve a formulação clara de estratégias para atender a essas necessidades. A terceira etapa, ideação, envolve a planificação de ações possíveis para a solução dos problemas e dificuldades identificados. Finalmente, a etapa de prototipagem/teste envolve a criação de protótipos das ações a implementar e a realização de testes para avaliar sua eficácia.

O objetivo do Design Thinking é criar soluções inovadoras e eficazes que atendam às necessidades e desejos dos alunos constituindo uma estratégia inovadora para solucionar problemas em contexto educativo.

Google Forms

O Google Forms é uma ferramenta gratuita de criação de questionários e formulários online. É possível personalizar cores, imagens e tipos de letra para adaptar o aspeto e a funcionalidade. Selecione a partir de vários tipos de perguntas, arraste e largue para reordenar as perguntas e personalize os valores tão facilmente como colaria uma lista. Consulte gráficos com dados de respostas atualizados em tempo real. Abra os dados não processados com o Google Sheets associado para beneficiar de uma análise mais aprofundada. É possível transformar um questionário num teste com perguntas e respostas, atribuindo uma cotação.

https://www.google.com/intl/pt-PT/forms/about/

Tutorial 1

Tutorial 2

Uma escola transformadora

O Plano Transição Digital é uma realidade e pretende contribuir para a modernização tecnológica das escolas através da integração transversal das TIC, proporcionando igualdade de oportunidades no acesso a equipamentos individuais, à Internet e a recursos educativos digitais de qualidade. O investimento na capacitação e inclusão digital das pessoas através da educação, formação e promoção da literacia digital é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social, sendo cada vez mais evidente que a falta de competências digitais é um fator de exclusão.

A escola é para muitos a única oportunidade de acesso à tecnologia e ao conhecimento e é por essa razão que a transição digital deve fazer parte da cultura dos agrupamentos e do seu projeto educativo com o claro compromisso das lideranças na construção de uma escola transformadora que a todos proporcione igualdade de oportunidades no acesso à tecnologia e ao desenvolvimento de competências digitais.

É preciso agir para transformar. Uma escola transformadora deve questionar os modelos do passado e abrir caminho à inovação pedagógica num processo que implica alteração de práticas pedagógicas, disseminação da tecnologia na sala de aula, alteração de metodologias e atribuição de novos papéis ao aluno. A inovação pedagógica não deve ser aqui entendida como mera incorporação de tecnologia mas sim como um processo de transformação da escola, questionando a utilidade de todas as tecnologias disponíveis (velhas e novas) na dinamização de atividades enriquecedoras em que o aluno assume um papel mais ativo e participativo.

Celebramos aqui todos os que acreditam na transformação porque sabem que é preciso mudar e porque compreendem os riscos de não mudar. Se não aproveitarmos esta oportunidade de mudança estaremos então a colocar os nossos alunos em desvantagem, num mundo que é, cada vez mais, digital.