O que é… DPC

Imagem: Pixabay

Desenvolvimento Profissional Contínuo ou DPC é o modo pelo qual membros de profissões mantêm, desenvolvem e ampliam o seu conhecimento e desenvolvem as qualidades pessoais necessárias à sua vida profissional, normalmente através de uma série de programas de formação curtos e longos, alguns dos quais oferecendo acreditação.

Esta formação contínua de carácter profissional refere-se a todas as atividades de educação e formação organizadas e sistemáticas, nas quais as pessoas participam para adquirirem conhecimento e/ou aprenderem novas competências para a profissão que exercem ou venham a exercer. 

Miro

Miro é uma plataforma de colaboração e quadro branco digital que permite o trabalho em equipa online e em tempo real. O utilizador cria um quadro virtual colaborativo onde é possível criar notas adesivas, desenhar, adicionar imagens e arquivos, partilhar ideias, fazer comentários, anotações e alterar elementos visuais simultaneamente utilizando dispositivos electrónicos conectados à internet.

Esta plataforma de colaboração síncrona é amplamente utilizada para criar, partilhar, colaborar em fluxos de trabalho e visualização de ideias online. É útil para elaboração de diagramas, desenho de mapas mentais, prototipagem, gestão de projetos e design thinking, oferecendo uma ampla gama de recursos, incluindo quadros infinitos, ferramentas de desenho, templates e modelos. Permite a integração com outras ferramentas populares como o Slack, Zoom, Trello, Dropbox, Google Drive e outros serviços de colaboração online.

O Miro é frequentemente utilizado no design, gestão de produtos, vendas, marketing e gestão de projetos. No ramo educativo é utilizado por professores e formadores para dinamizar workshops, aulas online e por alunos nos trabalhos de grupo. É uma ferramenta muito útil para trabalhar em projetos complexos, para sessões de brainstorming e para resolução de problemas em equipa. 

Com um interface intuitivo e muito fácil de usar, o Miro é uma ferramenta poderosa e eficiente para ajudar qualquer equipa a colaborar online, acedendo a todos os recursos no mesmo espaço virtual.

TUTORIAL VÍDEO 1. TUTORIAL VÍDEO 2.

https://miro.com

Tecnologia Digital: esclarecer conceitos

No contexto do Quadro DigCompEdu, a categoria de tecnologias digitais está dividida em três áreas: dispositivos digitais; recursos digitais; dados. 

VISÃO GERAL DOS CONCEITOS-CHAVE UTILIZADOS NO DIGCOMPEDU

DADOS 

Uma sequência de um ou mais símbolos a que se dá significado por ato(s) específico(s) de interpretação. No geral, o conceito de “dados” refere-se ao facto de alguma informação ou conhecimento existente ser representado ou codificado nalgum formato adequado para melhor utilização ou processamento. Os dados são medidos, recolhidos, comunicados e analisados, após o que podem ser visualizados por meio de gráficos, imagens ou outras ferramentas de análise. 

CONTEÚDO DIGITAL 

Qualquer tipo de conteúdo que existe sob a forma de dados digitais codificados num formato legível por máquina, que podem ser criados, visualizados, distribuídos, modificados e armazenados por meio de tecnologias digitais. São exemplos de conteúdo digital: páginas web e websites, média sociais, dados e bases de dados, áudio digital (como o mp3), ebooks, imagens digitais, vídeos digitais, videojogos, programas de computador e software. Para o quadro DigCompEdu, o conteúdo digital está dividido em recursos e dados digitais. 

RECURSOS DIGITAIS 

O termo refere-se geralmente a qualquer conteúdo publicado em formato legível por computador. No contexto do DigCompEdu é feita uma distinção entre recursos e dados digitais. Os recursos digitais incluem qualquer tipo de conteúdo digital imediatamente compreensível para um utilizador humano, ao passo que os dados precisam de ser analisados, tratados e/ou interpretados para poderem ser úteis aos educadores. 

RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS 

Os recursos educativos abertos são materiais de ensino, aprendizagem e investigação em qualquer meio, digital ou outro, que estejam no domínio público ou que tenham sido lançados sob uma licença aberta que permite o acesso gratuito, a utilização, adaptação e redistribuição por outros, sem restrições ou com restrições limitadas. 

FERRAMENTAS DIGITAIS 

Tecnologias digitais usadas com um determinado objetivo ou para desempenhar uma função específica, p. ex., processamento de informação, comunicação, criação de conteúdo, segurança ou resolução de problemas. 

TECNOLOGIA DIGITAL 

Qualquer produto ou serviço que possa ser utilizado para criar, visualizar, distribuir, modificar, armazenar, recuperar, transmitir e receber informação, eletronicamente, num formato digital. Neste contexto, o termo “tecnologias digitais” é usado como o conceito mais geral, que abrange: 

◆ redes de computadores (ex. a internet) e qualquer serviço online suportado por estas (websites, redes sociais, bibliotecas online, etc.), 

◆ qualquer tipo de software (ex. programas, aplicações, ambientes virtuais, jogos) em rede ou instalado localmente; 

◆ qualquer tipo de hardware ou “dispositivo” (ex. computadores pessoais, dispositivos móveis, quadros interativos); 

◆ qualquer tipo de conteúdo digital (ex. ficheiros, informação, dados). 

DISPOSITIVOS DIGITAIS

Este conceito inclui qualquer tipo de hardware ou dispositivo eletrónico tais como: computadores pessoais (fixos ou portáteis); dispositivos móveis (tablets, smartphones); quadros interativos); aparelhos de audiovisual (televisões, projetores, câmaras) e dispositivos de robótica.

SERVIÇOS DIGITAIS 

Serviços que podem ser prestados através de comunicação digital, como a internet ou rede móvel, que podem incluir entrega de informação digital (dados, conteúdo) e/ou serviços comerciais. Podem ser públicos ou privados, p. ex. governo eletrónico (egovernment), serviços bancários digitais (ebanking), comércio eletrónico (ecommerce), serviços de música (ex. Spotify) serviços de filmes/TV (ex. Netflix). 

DIGCOMPEDU p.88

Piktochart

Piktochart
Todos sabemos que uma imagem vale mais do que mil palavras. Daí a importância das representações visuais e da sua crescente utilização. No entanto, nem sempre é fácil traduzir em imagem aquilo que queremos dizer ou transmitir.
Piktochart é uma ferramenta muito interessante para que o educando, especialmente nos primeiros anos de escolaridade, se inicie na apresentação visual de dados e desenho de infografias muito simples.
Sugerimos hoje este sítio onde é possível conceber infografias de uma forma fácil e atrativa.

Workshops interativos com Butter.us

Butter.us é um serviço fácil de usar que permite criar workshops interativos onde podem participar até 100 pessoas numa única sessão online.

A plataforma oferece um conjunto de ferramentas e funcionalidades intuitivas concebidas para facilitar a vida de quem pretende preparar um workshop online. Entre outras funções, permite definir uma agenda da sessão, formar filas para perguntas e criar salas de discussão para aumentar as oportunidades de networking entre os participantes.

Butter.us promete trazer mais dinamismo e animação às sessões online e apresenta-se como uma alternativa às soluções de videochamada mais populares.

PLN

Atualmente dispomos de uma grande diversidade de redes sociais onde circula todo o tipo de conteúdos e onde é possível estabelecer ligações, partilhar conteúdos, criticar, colaborar, comunicar, interagir… 

A evolução da internet e o aparecimento da web social introduziram um novo nível de complexidade na forma como comunicamos uns com os outros e como acedemos à informação. Esta dimensão social da internet constitui um novo desafio para as escolas mas também uma oportunidade para introduzir e desenvolver um novo conceito de ensino baseado em práticas colaborativas em que cada indivíduo possa estabelecer conexões numa rede pessoal de serviços que contribua para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Como organizações dinâmicas que são, as escolas devem adaptar-se a esta nova realidade e desenvolver processos internos de reflexão para melhorar a sua capacidade de utilizar eficazmente a tecnologia nas práticas de ensino e de aprendizagem.

De acordo com a OCDE, “uma organização aprendente é um lugar onde as crenças, valores e normas dos seus colaboradores são utilizados para apoiar a aprendizagem sustentada, onde uma cultura de aprendizagem é mantida e onde aprender a aprender é essencial para todos os envolvidos”.

Cada indivíduo tem um potencial que pode alcançar. Contudo, para o alcançar, necessita de orientação, ferramentas e atividades estruturadas para desenvolver novas competências e conhecimentos, de forma autónoma e personalizada.

A Escola pode contribuir para este processo adotando novos modelos de aprendizagem em rede e promovendo ações e projetos que ajudem os alunos a desenvolver redes pessoais de conhecimento e a valorizar a aprendizagem através da cooperação em comunidades, do trabalho colaborativo, da partilha e do diálogo.

Compete a cada um de nós tirar o máximo proveito das tecnologias digitais para continuar a realizar aprendizagens ao longo da vida.

“We define digital literacies as socially situated practices supported by skills, strategies, and stances that enable the representation and understanding of ideas using a range of modalities enabled by digital tools.”

(O’Brien and Scharber, 2008, p. 67)

MindNode

MindNode é um software de mapeamento para criação de mapas mentais, também conhecidos como mapas de ideias. É uma ferramenta que permite organizar e representar de maneira visual as ideias e pensamentos de uma forma lógica e intuitiva. Os mapas mentais podem ser úteis para diversas finalidades, como planeamento de projetos, tomada de decisões, estudo e aprendizagem, entre outros. 

MindNode é uma opção interessante para quem deseja criar mapas mentais de maneira rápida e fácil.

https://www.mindnode.com