Uma escola transformadora

O Plano Transição Digital é uma realidade e pretende contribuir para a modernização tecnológica das escolas através da integração transversal das TIC, proporcionando igualdade de oportunidades no acesso a equipamentos individuais, à Internet e a recursos educativos digitais de qualidade. O investimento na capacitação e inclusão digital das pessoas através da educação, formação e promoção da literacia digital é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social, sendo cada vez mais evidente que a falta de competências digitais é um fator de exclusão.

A escola é para muitos a única oportunidade de acesso à tecnologia e ao conhecimento e é por essa razão que a transição digital deve fazer parte da cultura dos agrupamentos e do seu projeto educativo com o claro compromisso das lideranças na construção de uma escola transformadora que a todos proporcione igualdade de oportunidades no acesso à tecnologia e ao desenvolvimento de competências digitais.

É preciso agir para transformar. Uma escola transformadora deve questionar os modelos do passado e abrir caminho à inovação pedagógica num processo que implica alteração de práticas pedagógicas, disseminação da tecnologia na sala de aula, alteração de metodologias e atribuição de novos papéis ao aluno. A inovação pedagógica não deve ser aqui entendida como mera incorporação de tecnologia mas sim como um processo de transformação da escola, questionando a utilidade de todas as tecnologias disponíveis (velhas e novas) na dinamização de atividades enriquecedoras em que o aluno assume um papel mais ativo e participativo.

Celebramos aqui todos os que acreditam na transformação porque sabem que é preciso mudar e porque compreendem os riscos de não mudar. Se não aproveitarmos esta oportunidade de mudança estaremos então a colocar os nossos alunos em desvantagem, num mundo que é, cada vez mais, digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *