O ThingLink é uma ferramenta online que permite a criação de imagens e vídeos interativos, através de etiquetas com conteúdos (som, fotografias, imagens, vídeos, texto, links) posicionadas na imagem ou no vídeo. O Thinglink permite atribuir zonas/spots de interatividade numa imagem ou vídeo (2D ou 360), possibilitando o acesso a informação complementar a quem visualiza. Permite ainda, criar Posters Interativos, preparar um Percurso de Aprendizagem, ou montar uma Visita Virtual.
Os alunos têm a oportunidade de fazer escolhas: selecionar tópicos para pesquisa, decidir como apresentar o seu trabalho e escolher atividades de aprendizagem.
2. Aprendizagem colaborativa
Os alunos trabalham em grupos ou pares para compartilhar ideias, resolver problemas e aprender uns com os outros, desenvolvendo um sentido de comunidade.
3. Aprendizagem baseada na investigação
Os alunos são incentivados a fazer perguntas, fazer pesquisas e explorar temas do seu interesse desenvolvendo experiências de aprendizagem prática e experimental.
4. Instrução diferenciada
Os alunos não são todos iguais. Para uma aprendizagem verdadeiramente centrada no aluno, o professor deve oferecer diversas experiências de aprendizagem com opções para os alunos, adaptando a experiência às suas necessidades individuais.
5. Feedback personalizado
O professor deve fornecer feedback regular aos alunos acerca do seu progresso, oferecendo orientação e suporte para ajudar o aluno a atingir as suas metas e objetivos.
6. Discussões lideradas pelos alunos
Os alunos assumem um papel ativo nas discussões da aula, liderando a discussão com os colegas. O professor apela à participação dos alunos.
7. Professor como facilitador
O professor assume o papel de facilitador, orientando e apoiando os alunos nas aprendizagens, em vez de ser a única fonte de informação.
O Tinkercad é uma ferramenta online gratuita de design e modelagem 3D. Disponibiliza uma ampla variedade de recursos e funcionalidades:
Design 3D: o Tinkercad oferece uma interface de design simples baseada em blocos de construção, que permite aos utilizadores criar formas básicas, adicionar e combinar objetos, cortar formas, entre outras operações de modelagem;
Biblioteca de Objetos: a ferramenta possui uma vasta biblioteca de objetos predefinidos, incluindo formas básicas, caracteres, estruturas arquitetónicas, eletrónicos, entre outros;
Importação e Exportação: o Tinkercad permite importar modelos 3D de outros programas ou de arquivos existentes, para que os utilizadores possam trabalhar em projetos já iniciados em diferentes plataformas;
Eletrónica Simples: é possível simular circuitos eletrónicos simples;
Colaboração e partilha: O Tinkercad permite que os utilizadores compartilhem os seus projetos com outras pessoas, tornando-o uma ótima ferramenta para trabalhos em grupo e colaboração.
Está disponível em Português.
O Tinkercad é versátil e pode ser aplicado numa variedade de cenários e projetos:
Design de Produtos: O Tinkercad pode ser usado para criar modelos 3D de produtos.
Prototipagem Rápida: Com o Tinkercad, é possível criar protótipos virtuais de objetos e dispositivos antes de investir em materiais e recursos para construção física.
Aprendizagem em Design e Engenharia: O Tinkercad é amplamente utilizado em salas de aula como uma ferramenta de ensino, onde os alunos podem aprender conceitos de design, geometria, engenharia e eletrónica por meio de projetos práticos e interativos.
Impressão 3D: O Tinkercad é compatível com impressoras 3D e pode ser usado para criar modelos prontos para impressão.
A Parceria para as Competências do século XXI, que originou o Quadro das Competências do Século XXI (Partnership for 21st-century Skills, 2010), sublinhou a importância das competências essenciais para o sucesso na aprendizagem, ensino, avaliação, trabalho e vida na atual economia digital (Kivunja, 2015). Assim, os especialistas concordaram que a lista que já se referia ao pensamento crítico, à comunicação, colaboração e criatividade, merecia ser designada por “4Cs – ‘super competências’ para o século XXI”.
Adobe Spark é um novo produto da Adobe, desenvolvido para ser mais acessível aos usuários que não dominam as ferramentas mais avançadas de aplicativos como Illustrator, Premiere, InDesign, Photoshop e etc. Gratuito, o Spark permite que qualquer um crie imagens, flyers, posts para redes sociais, layouts para sites e blogs, slideshows e até mesmo vídeos, com direito a som e animações simples. Além da versão web acessível via navegador, o Spark pode ser usado em celulares com iOS (iPhone) ou Android.
O Adobe Spark possui templates prontos para atender qualquer necessidade criativa. Há modelos para criar postagens para redes sociais, levando em conta as dimensões toleradas em cada plataforma.
Para acessar a ferramenta, o usuário precisa ter uma conta da Adobe, chamada de Adobe ID. É a mesma usada pela empresa na distribuição dos softwares integrantes da Creative Cloud. Caso precise criar uma, é possível vincular o Adobe Spark ao Facebook ou Google. Tudo é gratuito.
O Spark é rápido e estável
Aplicativo conta com uma grande quantidade de modelos prontos
O relatório SELFIE é o resultado de um exercício de reflexão coletiva, uma fonte com mais de 50 indicadores que refletem a maturidade digital da escola. Mas interpretar este “retrato” para obter uma visão mais clara das necessidades e prioridades da escola, em matéria de educação digital, e depois utilizar essa compreensão para planear ações concretas, não é tarefa simples.
Finalidades do SELFIE PTK:
Ajudar a interpretar os resultados que obtém do seu relatório SELFIE;
Trabalhar as áreas prioritárias de educação digital;
Fornecer modelos e orientações para a produção de um Plano de Ação (PADDE) que se concentre nessas áreas;
Orientar o desenvolvimento do PADDE, avaliar o processo e o resultado.
Estes processos devem ajudar a sua escola a utilizar melhor as tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem e, em última análise, contribuir para o desenvolvimento de competências digitais em toda a comunidade escolar.
O SELFIE PTK foi concebido para os Agrupamentos de Escolas (AE) ou Escolas não agrupadas (Ena), que utilizaram ou gostariam de utilizar a ferramenta SELFIE, para refletirem sobre o seu desenvolvimento digital e obterem benefícios práticos para a educação digital a partir desse processo, elaborando e implementando um PADDE. Em última análise, todos os membros da comunidade escolar serão convidados a contribuir para a implementação do PADDE. No entanto, a elaboração do plano em si, a participação dos membros da liderança da escola e do pessoal docente (partilhando objetivos e assegurando o seu empenho nas atividades propostas), e depois a supervisão e revisão da forma como essas ações são postas em prática (e com que resultados) é a principal responsabilidade de uma pequena equipa, a Equipa de Desenvolvimento Digital (EDD).
O SELFIE PTK está disponível em duas formas diferentes: um sistema online e um conjunto de documentos que pode descarregar para trabalhar localmente. Estas duas opções significam que cada escola pode utilizar a ferramenta da forma que melhor se adequa aos seus propósitos e circunstâncias. Este kit de ferramentas está organizado num sistema flexível de forma a oferecer apoio, orientações e recursos que ajudam a organização escolar a fazer um bom uso dos resultados que obtém no processo de autorreflexão SELFIE.
Para ter uma noção mais clara do kit e de como o pode utilizar, vale a pena ver como a ferramenta em si está estruturada. O SELFIE PTK é composto por três níveis:
um processo central de três fases;
sete etapas-chave;
orientações e recursos que apoiam todo o processo.
O diagrama em cima ilustra esquematicamente a estrutura SELFIE PTK e os seus vários componentes, mas não se destina a sugerir uma estrutura rígida fixa. Em vez disso, a ferramenta compreende um conjunto flexível de componentes que a sua escola pode explorar, adaptar e utilizar como considerar adequado no esforço de desenvolver, implementar e avaliar o seu próprio PADDE.
Pode encontrar mais informações sobre o SELFIE PTK no site oficial https://selfieptk.eu
Marq é uma ferramenta de design gráfico colaborativa, baseada numa plataforma web que permite criar produtos visuais digitais profissionais de forma intuitiva.
Oferece uma interface fácil de usar e recursos poderosos para criar materiais visuais profissionais, como folhetos, relatórios, panfletos, revistas, apresentações e muito mais.
Com esta ferramenta os utilizadores podem criar designs personalizados a partir de uma tela em branco ou utilizando os modelos pré-definidos para agilizar o processo de design poupando tempo. A plataforma possui recursos que pode arrastar e colar no seu trabalho, o que torna a criação de layouts e a manipulação dos elementos visuais simples e acessível, mesmo para o utilizador inexperiente em design.
A plataforma oferece a possibilidade de colaboração em tempo real, permitindo que vários utilizadores trabalhem no mesmo projeto simultaneamente. É possível partilhar projetos com colegas de trabalho, alunos ou outras partes interessadas, facilitando o processo de edição.
O Marq oferece módulos de integração com outras ferramentas, como o Google Drive, o Dropbox e o Slack, para facilitar a partilha de arquivos e a colaboração.