Animoto

Animoto é uma aplicação Web que permite criar vídeos a partir de imagens, clips de vídeo e músicas. O utilizador apenas insere os elementos que pretende utilizar, podendo também acrescentar texto. Coloca os elementos na sequência pretendida e pode escolher de entre vários layouts, bem como músicas.
A ferramenta apresenta uma versão gratuita, com quase todas as funcionalidades da versão paga disponíveis. Os vídeos criados no Animoto podem ser partilhados de várias formas, através de link ou do código HTML que pode ser simplesmente copiado e inserido em blogs, sites google ou noutras  plataformas. Permite, também, comentar os vídeos publicados, possibilitando assim que o criador do vídeo receba feedback do seu trabalho.

Website:

https://animoto.com/k/welcome

Tutoriais:

Tutorial 1

Tutorial 2

O que é… QR code

A utilização de códigos QR na atividade educativa pode trazer enormes benefícios no envolvimento dos alunos uma vez que esta tecnologia permite transformar uma experiência de aprendizagem num ambiente divertido e interativo. 

Utilizando uma estratégia BYOD (bring your own device) de utilização responsável do smartphone dos alunos é possível dinamizar atividades e distribuir tarefas dando-lhes acesso rápido a qualquer material digital previamente preparado e codificado num código QR.

As instituições de ensino em todo o mundo estão a adotar cada vez mais a utilização da tecnologia QR por ser uma tecnologia amigável ao utilizador e fácil de utilizar pelo educador. O professor pode utilizar Geradores de Código QR para auxiliar os alunos a acederem a materiais de consulta, quizzes, para dinamizar uma caça ao tesouro ou outra tarefa, com grandes vantagens do ponto de vista da motivação do aluno. 

Através da leitura de um código QR no smartphone é realmente fácil partilhar todo o tipo de materiais, informações e tarefas necessárias à realização de aprendizagens. A melhor parte é que a utilização de um smartphone ou de um tablet para aprender com códigos QR faz disso uma experiência divertida para os alunos.

Slido

O Slido facilita a interação com os alunos através da realização de questionários ou sondagens, possibilitando, na sua versão gratuita: 

Realizar questionários/sondagens online; 

Recolher as respostas em tempo real; 

Partilhar os resultados ao vivo; 

Criar diferentes tipos de perguntas (escolha múltipla, texto livre, nuvem de palavras, classificação, ordenação, quizz).


Com o Slido é possível criar questionários/sondagens de uma forma muito fácil podendo ser integrado noutras ferramentas, como por exemplo o powerpoint, google slides ou teams. 

A integração do Slido com outras ferramentas é muito fácil, bastando aceder ao site da aplicação e clicar na opção “You can use Slido with”. Depois de concluído este processo fica disponível o símbolo do Slido na barra de ferramentas do powerpoint, google slides ou teams, podendo desta forma aceder de imediato aos conteúdos do Slido. 

Website:

https://www.slido.com/

Tutoriais:

Tutorial 1

Tutorial 2

Emaze

O Emaze permite criar todo o tipo de conteúdos como apresentações, sites, cartões digitais, blogs e álbuns fotográficos com uma apresentação profissional. É possível criar conteúdo apelativo em poucos minutos a partir dos inúmeros templates disponíveis. O Emaze torna mais fácil a criação de aulas divertidas e interativas que mantêm os alunos motivados e participativos. No plano básico é possível ter alguns recursos e funcionalidades gratuitamente.

Website:

https://www.emaze.com/pt/education/

Tutoriais:

Tutorial 1

Cidadania Digital

No contexto atual da Capacitação Digital das Escolas, é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em iniciativas que promovam a segurança e o bem-estar das crianças e dos jovens, em ambientes digitais.

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, com a colaboração de um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital. Nesse sentido, a DGE  dinamiza e apoia a realização de campanhas e iniciativas de sensibilização como o concurso Desafios SeguraNet, a iniciativa Líderes Digitais e a campanha “Cibersegurança nas Escolas”.

No que respeita à capacitação de docentes, encontram-se a decorrer duas formações na modalidade MOOC (Massive Open Online Course) “Bullying & Ciberbullying: Prevenir e Agir” e “Prevenção das Dependências Online de crianças e Jovens”.

Ainda como forma de contribuir para o reforço da segurança nos ambientes digitais, e para promover  a adoção de estratégias mobilizadoras de competências digitais, a DGE apoia as Escolas para que desenvolvam práticas condutoras à obtenção de certificações, tais como o  Selo de Segurança Digital e o  Selo “Escola Sem Bullying I Escola Sem Violência”.

Estão também ao dispor das comunidades educativas serviços de apoio, a saber: a Linha Internet Segura, da responsabilidade da APAV, o CERT.PT, da responsabilidade do CNCS e o Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República.

Consulte a infografia “Iniciativas de Cidadania Digital nas Escolas”.

Wordwall

O Wordwall permite criar facilmente atividades de aprendizagem como questionários, competições, jogos de palavras e muito mais. Existem vários modelos que incluem jogos de estilo arcade, como Maze Chase e Airplane, além de ferramentas de gestão de sala de aula, como Plano de assentos. Para criar uma nova atividade, seleciona-se o modelo e, em seguida, insere-se o conteúdo.
As atividades interativas podem ser apresentadas em diferentes temas. Cada tema muda a aparência com diferentes gráficos, fontes e sons. A versão gratuita tem limitações no número de atividades que podem ser criadas e no tipo de atividades disponíveis. Existe a possibilidade de partilhar links e código HTML para realização das atividades em modo assíncrono. A aplicação produz relatórios para monitorização das aprendizagens.

Website:

https://wordwall.net/pt

Tutoriais:

Tutorial 1

Tutorial 2