
Criado pela European Schoolnet (EUN), em janeiro de 2012 em Bruxelas, o Future Classroom Lab (FCL) é um ambiente de aprendizagem inspirador que desafia os visitantes a repensar o papel da pedagogia, da tecnologia e o design das salas de aula.
O espaço aberto do FCL inclui tecnologia e mobiliário flexível que permite uma fácil reconfiguração (das zonas individuais e do espaço global), para melhor se adaptar às atividades de aprendizagem que se pretendem dinamizar. Está organizado em 6 zonas de aprendizagem e cada zona de aprendizagem representa um conceito pedagógico. A tecnologia e o design ajudam a potenciar uma pedagogia em que o aluno é o centro do processo, assumindo um papel ativo (Attewell, 2019; EUN, 2021):
- Criar: Os alunos são encorajados a planear, conceber e produzir o seu próprio trabalho.
- Interagir: A aprendizagem implica o envolvimento ativo tanto dos professores como dos alunos.
- Apresentar: A apresentação do trabalho dos alunos é importante para aprenderem a comunicar, a interagir com um público mais vasto e a desenvolver competências para dar e receber feedback.
- Investigar: Os alunos são encorajados a serem participantes ativos e a descobrirem por sua iniciativa.
- Partilhar: Há momentos de trabalho de equipa e de colaboração a pares, durante fases de investigação, criação e apresentação.
- Desenvolver: Um espaço para ensino informal e autorreflexão. Os alunos podem realizar o trabalho escolar de forma independente, no seu próprio ritmo, mas também podem aprender informalmente enquanto se concentram nos seus próprios interesses (por exemplo, na biblioteca da escola, num clube, em casa, em outros locais).