
O Design Thinking é uma estratégia criada para a resolução de problemas de forma criativa e colaborativa, recorrendo à utilização de métodos e ferramentas de design. Esta estratégia concretiza-se reunindo um conjunto de profissionais com o objetivo de resolver problemas complexos através de uma abordagem centrada nas pessoas.
Na educação, esta abordagem pode obter resultados positivos quando as equipas educativas se organizam em torno de um objetivo comum, realmente assumido por todos: entender e atender às necessidades de aprendizagem dos alunos.
Esta abordagem envolve um processo interativo desenvolvido em quatro etapas: empatia, definição, ideação e prototipagem/teste. A primeira etapa, empatia, envolve o conhecimento aprofundado do aluno, das suas necessidades e dificuldades. A segunda etapa, definição, envolve a formulação clara de estratégias para atender a essas necessidades. A terceira etapa, ideação, envolve a planificação de ações possíveis para a solução dos problemas e dificuldades identificados. Finalmente, a etapa de prototipagem/teste envolve a criação de protótipos das ações a implementar e a realização de testes para avaliar sua eficácia.
O objetivo do Design Thinking é criar soluções inovadoras e eficazes que atendam às necessidades e desejos dos alunos constituindo uma estratégia inovadora para solucionar problemas em contexto educativo.