Timegraphics

TimeGraphics é uma ferramenta online para criação de linhas do tempo históricas, biográficas, de projetos ou de qualquer outro tipo de evento ou processo que possa ser representado no tempo. As linhas do tempo ou frisos cronológicos interativos são uma forma de visualizar eventos ou etapas de um processo ao longo de um período de tempo. 

O TimeGraphics oferece uma ampla variedade de recursos de design, com opções de formatação, imagens de fundo e modelos pré-configurados. Com esta ferramenta é possível adicionar eventos, imagens, vídeos e outros elementos multimédia num friso cronológico virtual que, por sua vez, pode ser partilhado e integrado por embed em blogs e sites.

https://time.graphics

Ainda vai levar algum tempo

Há uns tempos ouvi alguém dizer que Portugal seria o primeiro país da UE a generalizar a adoção de manuais digitais, dada a pequena dimensão do nosso país e as experiências de sucesso levadas a cabo nesse sentido (RA da Madeira).

A julgar pelas dificuldades que as escolas estão a ter ao nível da gestão dos Kits tecnológicos e dos problemas de conectividade (internet com pouca velocidade), penso que ainda estamos muito longe desse objetivo e das condições ideais demonstradas nas experiências piloto partilhadas.

Para garantir as recomendações e a resolução dos fatores críticos elencados para o sucesso desta gigantesca operação ainda será necessário muito investimento na formação, nos equipamentos e na disponibilização dos recursos digitais. Vai levar tempo.

Manuais escolares digitais

imagem daqui

Alguns tópicos de reflexão acerca da desmaterialização dos manuais escolares e da utilização de recursos educativos digitais:

Neste processo de transição digital é necessário capacitar digitalmente todos os atores que estão envolvidos de forma direta na desmaterialização dos manuais escolares: professores, alunos e encarregados de educação.

Não é necessário que exista uma unica plataforma agregadora de todos os Recursos Educativos Digitais.

O projeto de desmaterialização dos manuais não pode agravar o fosso digital nem ser fator de exclusão no acesso à tecnologia e ao conhecimento.

É necessário ainda refletir sobre o contributo das lideranças para o sucesso do projeto de desmaterialização dos manuais escolares.

As tecnologias digitais devem potenciar contextos de aprendizagem ativa que preservem o equilíbrio entre o analógico e o digital.

A capacitação digital docente (CDD) deve incidir no desenvolvimento de metodologias de aprendizagem ativa com integração de tecnologias digitais.

Timetoast

Timetoast é um site web que permite criar linhas do tempo interativas também conhecidas com frisos cronológicos. As linhas do tempo ou frisos cronológicos são uma forma de visualizar eventos ou etapas de um processo ao longo de um período de tempo.

https://www.timetoast.com

Timetoast é uma ferramenta útil para a criação de linhas do tempo históricas, biográficas, de projetos ou de qualquer outro tipo de evento ou processo que possa ser representado ao longo do tempo. É possível criar linhas do tempo adicionando eventos, imagens, vídeos e outros elementos audiovisuais.

As linhas do tempo criadas no Timetoast podem ser partilhadas por link ou integradas (embed) noutras plataformas, tais como blogs e sites.

Refletir sobre rubricas de avaliação

imagem daqui

As rubricas pretendem ser um instrumento de grande importância para a aprendizagem dos alunos envolvendo-os no seu processo de aprendizagem e desenvolvendo capacidades de autoavaliação.

Uma rubrica é uma matriz com indicadores e respetivos critérios de qualidade de desempenho, descrevendo níveis de desempenho na realização de tarefas ou produtos específicos. Os componentes de uma rubrica são: a descrição, os critérios, os termos-chave e a escala. Cada um dos níveis de desempenho é descrito de forma detalhada e associado a uma escala de valores.

Para além de serem um instrumento de apoio à avaliação dos alunos, as rubricas podem ser usadas para classificar. A utilização de rubricas na classificação dos alunos tem como vantagem dar feedback ao aluno. Ao analisar os descritores fornecidos através de uma rubrica, o aluno poderá fazer a sua autoavaliação, refletindo no seu próprio trabalho e naquilo que conseguiu atingir. Desta forma, as rubricas contribuem para reduzir as discrepâncias existentes na avaliação.

Ilha Periscópio

De acesso livre, os Recursos Educativos Digitais destinados ao 1.º ciclo, constituem-se como um valioso auxiliar para a definição de estratégias pedagógicas de apoio à aprendizagem, abrangendo diversos temas/domínios das áreas curriculares de Matemática, Ciências Experimentais e Português.
Os RED – 1.º ciclo assentam numa forte componente lúdica e estão concebidos de forma a promover a autonomia das crianças, sendo facilmente acessíveis, através de computadores, smartphones ou tablets, em https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/home

Para mais informações, aceda a: https://redge.dge.mec.pt/site