Tecnologia Digital: esclarecer conceitos

No contexto do Quadro DigCompEdu, a categoria de tecnologias digitais está dividida em três áreas: dispositivos digitais; recursos digitais; dados. 

VISÃO GERAL DOS CONCEITOS-CHAVE UTILIZADOS NO DIGCOMPEDU

DADOS 

Uma sequência de um ou mais símbolos a que se dá significado por ato(s) específico(s) de interpretação. No geral, o conceito de “dados” refere-se ao facto de alguma informação ou conhecimento existente ser representado ou codificado nalgum formato adequado para melhor utilização ou processamento. Os dados são medidos, recolhidos, comunicados e analisados, após o que podem ser visualizados por meio de gráficos, imagens ou outras ferramentas de análise. 

CONTEÚDO DIGITAL 

Qualquer tipo de conteúdo que existe sob a forma de dados digitais codificados num formato legível por máquina, que podem ser criados, visualizados, distribuídos, modificados e armazenados por meio de tecnologias digitais. São exemplos de conteúdo digital: páginas web e websites, média sociais, dados e bases de dados, áudio digital (como o mp3), ebooks, imagens digitais, vídeos digitais, videojogos, programas de computador e software. Para o quadro DigCompEdu, o conteúdo digital está dividido em recursos e dados digitais. 

RECURSOS DIGITAIS 

O termo refere-se geralmente a qualquer conteúdo publicado em formato legível por computador. No contexto do DigCompEdu é feita uma distinção entre recursos e dados digitais. Os recursos digitais incluem qualquer tipo de conteúdo digital imediatamente compreensível para um utilizador humano, ao passo que os dados precisam de ser analisados, tratados e/ou interpretados para poderem ser úteis aos educadores. 

RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS 

Os recursos educativos abertos são materiais de ensino, aprendizagem e investigação em qualquer meio, digital ou outro, que estejam no domínio público ou que tenham sido lançados sob uma licença aberta que permite o acesso gratuito, a utilização, adaptação e redistribuição por outros, sem restrições ou com restrições limitadas. 

FERRAMENTAS DIGITAIS 

Tecnologias digitais usadas com um determinado objetivo ou para desempenhar uma função específica, p. ex., processamento de informação, comunicação, criação de conteúdo, segurança ou resolução de problemas. 

TECNOLOGIA DIGITAL 

Qualquer produto ou serviço que possa ser utilizado para criar, visualizar, distribuir, modificar, armazenar, recuperar, transmitir e receber informação, eletronicamente, num formato digital. Neste contexto, o termo “tecnologias digitais” é usado como o conceito mais geral, que abrange: 

◆ redes de computadores (ex. a internet) e qualquer serviço online suportado por estas (websites, redes sociais, bibliotecas online, etc.), 

◆ qualquer tipo de software (ex. programas, aplicações, ambientes virtuais, jogos) em rede ou instalado localmente; 

◆ qualquer tipo de hardware ou “dispositivo” (ex. computadores pessoais, dispositivos móveis, quadros interativos); 

◆ qualquer tipo de conteúdo digital (ex. ficheiros, informação, dados). 

DISPOSITIVOS DIGITAIS

Este conceito inclui qualquer tipo de hardware ou dispositivo eletrónico tais como: computadores pessoais (fixos ou portáteis); dispositivos móveis (tablets, smartphones); quadros interativos); aparelhos de audiovisual (televisões, projetores, câmaras) e dispositivos de robótica.

SERVIÇOS DIGITAIS 

Serviços que podem ser prestados através de comunicação digital, como a internet ou rede móvel, que podem incluir entrega de informação digital (dados, conteúdo) e/ou serviços comerciais. Podem ser públicos ou privados, p. ex. governo eletrónico (egovernment), serviços bancários digitais (ebanking), comércio eletrónico (ecommerce), serviços de música (ex. Spotify) serviços de filmes/TV (ex. Netflix). 

DIGCOMPEDU p.88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *