
As rubricas pretendem ser um instrumento de grande importância para a aprendizagem dos alunos envolvendo-os no seu processo de aprendizagem e desenvolvendo capacidades de autoavaliação.
Uma rubrica é uma matriz com indicadores e respetivos critérios de qualidade de desempenho, descrevendo níveis de desempenho na realização de tarefas ou produtos específicos. Os componentes de uma rubrica são: a descrição, os critérios, os termos-chave e a escala. Cada um dos níveis de desempenho é descrito de forma detalhada e associado a uma escala de valores.
Para além de serem um instrumento de apoio à avaliação dos alunos, as rubricas podem ser usadas para classificar. A utilização de rubricas na classificação dos alunos tem como vantagem dar feedback ao aluno. Ao analisar os descritores fornecidos através de uma rubrica, o aluno poderá fazer a sua autoavaliação, refletindo no seu próprio trabalho e naquilo que conseguiu atingir. Desta forma, as rubricas contribuem para reduzir as discrepâncias existentes na avaliação.