
1. Possibilidade de escolha
Os alunos têm a oportunidade de fazer escolhas: selecionar tópicos para pesquisa, decidir como apresentar o seu trabalho e escolher atividades de aprendizagem.
2. Aprendizagem colaborativa
Os alunos trabalham em grupos ou pares para compartilhar ideias, resolver problemas e aprender uns com os outros, desenvolvendo um sentido de comunidade.
3. Aprendizagem baseada na investigação
Os alunos são incentivados a fazer perguntas, fazer pesquisas e explorar temas do seu interesse desenvolvendo experiências de aprendizagem prática e experimental.
4. Instrução diferenciada
Os alunos não são todos iguais. Para uma aprendizagem verdadeiramente centrada no aluno, o professor deve oferecer diversas experiências de aprendizagem com opções para os alunos, adaptando a experiência às suas necessidades individuais.
5. Feedback personalizado
O professor deve fornecer feedback regular aos alunos acerca do seu progresso, oferecendo orientação e suporte para ajudar o aluno a atingir as suas metas e objetivos.
6. Discussões lideradas pelos alunos
Os alunos assumem um papel ativo nas discussões da aula, liderando a discussão com os colegas. O professor apela à participação dos alunos.
7. Professor como facilitador
O professor assume o papel de facilitador, orientando e apoiando os alunos nas aprendizagens, em vez de ser a única fonte de informação.