O Agrupamento de Escolas de Almeida pertence ao Consórcio Erasmus + GENIUS, um projeto de quatro anos levado a cabo por seis agrupamentos da zona raiana, e está representado através de duas equipas constituídas por dois professores dinamizadores e oito alunos representativos dos quatro ciclos de ensino (1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário), cada uma.

No âmbito deste projeto, a equipa AEALMEIDA Global Civium 2 em parceria com a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, dinamizou, na passada quarta-feira, dia 22 de Maio, uma atividade denominada “Dos 8 aos 80”, que decorreu entre as 14h e 17h, no campo exterior do recinto escolar.

A ação intitulou-se “Dos 8 aos 80”, uma vez que os participantes pertenciam a faixas etárias distintas: seniores da Santa Casa da Misericórdia de Almeida e da Associação Recreativa, Cultural e Social Valdamulense; jovens adultos da ASTA; professores e funcionários do Agrupamento e alunos pertencentes aos quatro ciclos de ensino (1º, 2º e 3º ciclo e ensino secundário).

            A divulgação da atividade foi feita nas redes sociais do Agrupamento e através de cartazes distribuídos nas duas escolas do Agrupamento. Todavia, por motivos de escassez de recursos humanos e de espaço físico limitado, houve a necessidade de restringir o número de participantes, pelo que a atividade não pôde ser de inscrição aberta.

Assim, definimos um número máximo de 10 equipas de 12 elementos, constituídas por: um professor, um funcionário, um sénior de uma das instituições convidadas, um jovem da ASTA e um aluno de uma nacionalidade diferente, sobrando 7 vagas por equipa para serem preenchidas por alunos que, recordo, teriam de ser representativos dos 4 ciclos de ensino. Destes 70 lugares, 16 foram ocupados pelos alunos pertencentes às duas equipas do projeto Erasmus + GENIUS, pelo que restavam 54 vagas.

No dia em que fui distribuir os cartazes à cantina, houve um grande interesse por parte dos alunos do 1º ciclo que ali se encontravam, pelo que preenchi logo as vagas disponíveis para os alunos do 1º ciclo, tendo tido, inclusivamente, a necessidade de fazer um sorteio entre os últimos interessados.

Lamentamos que nem todos tenham podido participar nesta atividade, mas as vagas eram limitadas, pelos motivos já enunciados.

Faremos os possíveis para replicar esta iniciativa nos anos vindouros e dar a oportunidade a todos os que não a puderam vivenciar este ano.

Agradecemos a todos a vossa atenção e esperamos que compreendam a situação.

A coordenadora do projeto no Agrupamento de Escolas de Almeida,

Ana Segura

Esclarecimento a toda a comunidade educativa do AE Almeida