No âmbito da celebração do Dia da Europa (9 de maio) e da disciplina de Geografia, os alunos de 11º ano de Línguas e Humanidades dinamizaram várias atividades que se desenvolveram nos dias 8, 9 e 13 de maio na Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, coordenadas pela professora de Geografia, Marta Lambelho.

As atividades tiveram como público-alvo os alunos do 1º e 2º ciclos da Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, proporcionando um primeiro contacto com informações sobre a Europa e a União Europeia e, para os mais crescidos, um aprofundamento e aquisição de novos conhecimentos sobre a União Europeia e o porquê da celebração do Dia da Europa a 9 de maio.

Os alunos do 1ºA e 2ºA pintaram as bandeiras dos 27 países que constituem a União Europeia, posteriormente expostas na Escola, observaram a bandeira da União Europeia, com as suas 12 estrelas amarelas sobre fundo azul, e ouviram o “Hino à Alegria”.

Por sua vez, os alunos do 3º ao 6º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação teatral, dinamizada pelos alunos de 11º ano de Línguas, que teve como objetivo, de forma dinâmica e apelativa, demonstrar o processo de formação e evolução da União Europeia, evidenciando características culturais de cada Estado-Membro que faz hoje parte da UE! Perante a diversidade cultural apresentada conseguiram perceber o lema que caracteriza a União Europeia “Unida na Diversidade”.

Após esta dinamização, à qual assistiram entusiasticamente, os alunos puderam testar a sua atenção e os seus conhecimentos através de questões e de um peddy-paper, que os levou a percorrer todos os cantos da Escola, desde o portão de entrada ao campo de jogos, para encontrarem as pistas e solucionarem o enigma final: descobrir a frase Dia da Europa.

Os objetivos de conhecerem um pouco mais sobre a Europa e a União Europeia, das quais Portugal faz parte, e de compreenderem o motivo pelo qual o Dia da Europa é celebrado todos os anos no dia 9 de maio foram atingidos com sucesso.

Durante as atividades, os alunos pintaram com empenho as bandeiras dos 27 Estados-Membros, participaram ativamente com questões, dúvidas e curiosidades sobre a União Europeia, e demonstraram a sua perspicácia e cultura geral acerca da UE no peddy-paper.

Agradecemos às professoras que disponibilizaram prontamente as suas aulas e acompanharam os alunos, possibilitando a realização desta celebração. Foi um êxito. Texto de Marta Lambelho

Dia da Europa no Agrupamento de Escolas de Almeida 2023/2024